Prova do senai – Faça um simulado prova do senai

Prova do senai – Faça um simulado prova do senai

Simulado testa alunos da OC 2010

Durante esta semana  os alunos de cinco ocupações da etapa interescolar do Distrito Federal queparticipam da Olimpíada do Conhecimento 2010 testaram seus conhecimentos e suasqualidades pessoais. Os candidatos de Segurança no Trabalho, Jardinagem ePaisagismo, Construção em Alvenaria, Revestimentos Cerâmicos e Tecnologia daInformação passaram por simulados nos quais foram avaliados também nos quesitosagilidade, concentração, planejamento e estética, entre outros específicos decada ocupação.

 

A etapa do Distrito Federalda OC 2010 está marcada para outubro próximo, no Senai do Gama. Após as provas,os primeiros lugares de cada ocupação formarão a equipe da capital brasileiraque participará da etapa nacional da OC 2010 e do primeiro American Skills, queserá realizado simultaneamente à Olimpíada, em março, no Rio de Janeiro.

 

A prova de Segurança noTrabalho, diferentemente das demais, não foi apenas um simulado, mas umaseletiva para eliminar metade dos candidatos. Nas Olimpíadas anteriores,Segurança no Trabalho era uma das ocupações em que os competidores concorriamem duplas. Contudo, a edição de 2010 só permitirá que os alunos concorramindividualmente.

 

Destaforma, dos 12 alunos, apenas seis continuam se dedicando,diariamente, para a etapa estadual. “Quando a competição era realizada emdupla, havia entrosamento e as qualidades se somavam. A partir de agora,individualmente, os alunos terão mais responsabilidade e os trabalhosdobrarão”, comenta o instrutor da ocupação e ex-participante da OC, EduardoSampaio.

 

A seletiva de Segurança noTrabalho foi baseada na prova realizada na OC 2006. Em 22 horas, divididas emtrês dias, os alunos precisaram confeccionar um relatório técnico, baseado nasnormas vigentes de segurança, apresentando medidas preventivas e educativas.

 

Embora os treinos sejamcompletamente diferenciados de acordo com a ocupação escolhida, os jovensalunos têm algo em comum: a determinação. Todos treinam oito horas por dia, comdescanso nos fins de semana. “Estou impressionado com a sede de aprender doscompetidores. Eles não só estão felizes com a oportunidade, como têm dado tudo porela”, ressalta o instrutor de Jardinagem e Paisagismo, Jefferson Santos –medalha de ouro na OC 2008.

 

Osalunos da ocupação tiveram que, durante o simulado, prepararum jardim com uma fonte, incluindo o nivelamento do solo, a construção de umapérgula e a instalação de uma bomba, entre outros.

 

Os demais alunos tambémfizeram provas realizadas em competições anteriores. O concorrente deRevestimentos Cerâmicos, Cleonilson dos Santos, fez um mosaico em cerâmica(foto). “Estamos trabalhando a velocidade dele. Isso porque Cleonilson já tem orecorte da cerâmica e a acabamento perfeitos. Falta agora conquistar maisagilidade no processo”, disse o instrutor Francisco Brito. Já as alunas deConstrução em Alvenaria tiveram que construir uma parede, com desenhos feitosem tijolo maciço – uma pirâmide e o número 2007.

 

Por fim, os competidores deTecnologia da Informação fizeram um simulado baseado em prova envolvendoprocessamento eletrônico de documentos, planilhas eletrônicas, apresentaçõesgráficas e banco de dados.

 

De acordo com o instrutorBritto, “em todas as ocupações foram empregadas provas já realizadas em outras Olimpíadas,inclusive a internacional, para que os alunos percebam as dificuldades e osdesafios de uma competição e para que, a partir dos pontos fracos e fortes,eles possam progredir no caminho certo”.